11 de outubro de 2013

LIDERANÇA CRISTÃ - ESTUDO Nº 3 - O SEGREDO DA LIDERANÇA EFICAZ



 Pr. José Vidigal Queirós

1. CONCEITO DE EFICIÊNCIA
 Há duas palavras que precisamos conhecer bem o seu significado: EFICIÊNCIA e EFICÁCIA. A primeira, EFICIÊNCIA, significa obter o melhor resultado no menor período de tempo com o menor custo. A segunda, EFICÁCIA, consiste simplesmente em obter o resultado desejado. Uma pessoa é eficaz quando ela consegue ser bem sucedida em tudo que faz. Desta forma a eficácia de uma liderança pode ser medida. Mas o que deve ser feito para que um líder seja eficaz? Todo líder, para que seja eficaz, precisa cultivar alguns hábitos.
 
2. CONCEITO DE HÁBITOS

Por definição, hábitos são costumes; são ações instintivas de rotina que produzem um padrão de comportamento. Aqui o termo hábito tem outro significado. Hábito é a intercessão de três elementos que definem o comportamento, que são: (a) Conhecimento é o fundamento teórico da prática que consiste em o que fazer e o porque fazer; (b) Habilidade é a competência ou aptidão que define o como fazer; (c) Desejo – é a força motivadora de nossas ações. A motivação identifica-se pelo querer fazer. Para que algo se torne um hábito em nossas vidas, precisamos reunir estes três elementos. Hábitos eficazes dependem de um conjunto de princípios e de padrões de comportamento.

3.       HÁBITOS EFICAZES

3.1.    Hábito Nº 1 – “Seja proativo”
Existem dois tipos de pessoas: as proativas e as reativas. Pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico, isto é, apenas reagem aos estímulos externos; constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros; e são movidas pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente.
Pessoas proativas não dependem de fatores externos, embora também sofra a influência dos mesmos. Elas agem graças aos seus valores. Sentem a responsabilidade de tomar a iniciativa; apresentam soluções e não mais problemas; e nunca se acomodam à passividade.

3.2.    Hábito Nº 2 – “Comece com o objetivo em mente
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL: Todas as coisas são criadas duas vezes.
a)       Há uma criação mental e outra física. Idealize primeiro e depois faça. Seja prudente; não faça nada sem pensar. A regra do carpinteiro é: “meça duas vezes, corte uma”.
b)       A liderança pessoal é a primeira criação; o gerenciamento, a segunda.
c)       Uma meta eficaz concentra-se nos resultados e não na atividade. Portanto, comece com o objetivo em mente.

3.3.    Hábito Nº 3 – Primeiro, o mais importante
Aqui temos duas considerações a fazer. A primeira é que a pessoa bem-sucedida tem o hábito de fazer coisas que as fracassadas não gostam de fazer. A segunda é: Organize e execute conforme a prioridade. Saiba distinguir o urgente do importante. O urgente normalmente é o óbvio, ordinário, comum; o importante é fundamental, essencial, necessário, incomum.. O urgente é inesperado ou fruto do descuido; o importante é planejado. Dependendo da situação, o urgente pode ser delegado a outra pessoa; o importante, não. Comece pelo mais importante para que ele não se transforme numa urgência e cause a desordem.

3.4.    Hábito Nº 4 – “Procure primeiro compreender, depois ser compreendido”
PRINCÍPIOS DA BOA COMUNICAÇÃO:
O primeiro é o princípio da escuta empáticaouvir com empatia. A maioria das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de retrucar. Às vezes, em vez da escuta empática, usamos a escuta seletiva: recortamos da fala o que nos interessa. A escuta empática é compreensiva, busca entender a alma do outro, seus sentimentos e seus conflitos. Ela lida com a realidade interna da outra pessoa.
O segundo é o princípio do diagnósticodiagnosticar antes de prescrever. Apesar de ser arriscado e difícil, é fundamental em todas as áreas do conhecimento humano. O médico, o advogado, o professor, o empresário e você precisam, primeiro, compreender a situação e depois falar e agir.
O terceiro é princípio da compreensão e percepção. Toda percepção é individual e depende do ponto de onde se o que se analisa. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Tenha paciência com o outro, pois o fato é que nem todos conseguem ver os fatos. Compreender o que o outro percebe é uma tarefa que exige uma troca de posição.
O quarto princípio da boa comunicação é o princípio da espera. Espere até compreender o que o interlocutor está dizendo e depois seja compreendido. Procurar compreender exige consideração; procurar ser compreendido exige coragem. Ao ouvir e compreender, você se torna influenciável; e ser influenciável é a chave para influenciar os outros. Para se fazer compreendido, use os três recursos da retórica grega: etos, patos e logos. Etos é a que as pessoas têm em sua integridade e competência. Patos é o seu lado empático, o sentimento. Logos é a palavra expressa com lógica, a parte pensada da comunicação. Em sua fala, nãodireto ao logos; siga nesta ordem: etos, patos e logos.

3.5.    Hábito N° 5 – “Crie Sinergia (Princípios de Cooperação Criativa)
CONCEITO DE SINERGIA - Sinergia consiste no princípio de que o todo é maior do que a soma das partes. Significa que o potencial de uma equipe é maior que a soma das forças individuais dos membros que a compõem. A essência da sinergia é valorizar as diferenças – respeita-las, investir nos pontos fortes, compensar as fraquezas [1]. Sinergia significa que a força de uma equipe reduz o esforço e o desgaste individual das pessoas envolvidas na realização de um empreendimento.
Existe um poder sinérgico na COOPERAÇÃO CRIATIVA. Ela é sinônimo de interdependência sinérgica. Consiste na superação das limitações e dificuldades individuais por meio do esforço coletivo, para o progresso de todos. Nela, o sujeito da ação não é o indivíduo, mas a equipe. A interdependência sinérgica implica em mútua ajuda. As limitações e dificuldades de alguns são superadas pelas habilidades e potencialidades de outros. A interdependência sinérgica alimenta o encorajamento coletivo, pois a parceria nas ações da equipe pode produzir resultados que satisfazem às expectativas de todos. A satisfação individual é o prêmio do “nós conseguimos!”.
Na interdependência sinérgica, o que é mais individual é mais universal [2]. As idéias individuais, em vez de dividirem o grupo, são somadas, unificando e aperfeiçoando a visão da equipe, e eliminando os interesses pessoais causadores de divisão e de possibilidades de fracasso. As diferenças individuais são respeitadas e as pessoas se ajustam umas às outras como as peças de um quebra-cabeça.
OBSERVAÇÕES:
a)       No individualismo, VISÃO  +  VISÃO  =  DIVISÃO
b)       Na interdependência sinérgica, VISÃO   +   VISÃO  =  PERFEIÇÃO

3.6.    Hábito N° 6 – “Afine o Instrumento [3]
Suponha que você encontre alguém na floresta, trabalhando entusiasmado para derrubar uma árvore.
- O que você está fazendo? – pergunta.
- Não está vendo? – é a resposta impaciente. – Estou derrubando esta árvore.
- Você parece exausto! – exclama. – Há quanto tempo está trabalhando?
- Mais de cinco horas – responde o sujeito. – Estou esgotado! É um trabalho árduo.
- Bem, por que não descansa por alguns minutos, e afia a serra? – você pergunta – Com certeza depois vai trabalhar muito mais rapidamente.
- Não tenho tempo para afiar a serra – diz o homem, decidido. – Estou muito ocupado serrando!
O hábito 6 significa parar para afiar a serra, ou afinar o instrumento. Este é o hábito que torna todos os outros possíveis. Ele preserva e melhora seu bem mais preciosovocê mesmo. Ele renova as quatro dimensões de sua natureza: física, espiritual, mental, social/emocional [4]. Sem saúde você não produz.

3.6.1. A dimensão física
                O investimento isolado mais poderoso que podemos fazer na vida é o que fazemos no único instrumento que possuímos para contribuir para a humanidade: nós mesmos, nossa vida em todas as suas dimensões. A dimensão física de nossa vida é o nosso corpo que exige três cuidados: (a) Exercício – ande, corra, pratique esporte; (b) Nutrição – prime pela qualidade de um cardápio equilibrado; (c) Cuidados com o estressnão se exceda, evite o desgaste físico.

3.6.2. A dimensão espiritual
O equilíbrio espiritual depende de três fatores: (a) Clareza de valoressuas convicções religiosas, suas motivações interiores, seu estilo de vida e sua conduta ética são elementos que contribuem para uma vida espiritual equilibrada; (b) Envolvimento – engaje-se no ministério onde seus dons e talentos pessoais são as ferramentas do espírito para a realização pessoal; (c) Estudo e meditação – leia a Bíblia, livros e revistas de conteúdo devocional; faças orações meditativas; tenha momentos a sós com Deus; exercite a meditação contemplativa em locais que lhe levem a desfrutar da beleza da natureza, para um exame introspectivo e serenidade da alma.

3.6.3. A dimensão mental
Grande parte de nosso desenvolvimento mental vem da educação formal. Mas renovar a mente é uma tarefa adicional que requer uma decisão pessoal. Nossos atos e palavras são frutos dos nossos pensamentos. Mente renovada é mente treinada, programada e redirecionada. Nosso sucesso depende diretamente de nossa forma de pensar, de nossas idéias e de nossos sonhos. Organize, planeje e realize para que você alcance sucesso.. Dizem que as guerras são vencidas na barraca do general.
3.6.4. A dimensão social/emocional
A dimensão social e a dimensão emocional de nossas vidas estão vinculadas e não podem ser desmembradas uma da outra porque o nível e a qualidade de nosso relacionamento com os outros depende de nosso estado emocional. Às vezes, nos deixamos levar pelos sentimentos negativos que resultam de relacionamentos doentios. Precisamos de saúde emocional para mantermos relacionamentos saudáveis e vivermos significativamente em função dos outros. George Bernard Shaw disse:
Esta é a verdadeira alegria da vidaser usado pra um propósito reconhecido por você mesmo como digno. Ser uma força da natureza, em vez de um amontoado febril e egoísta de ressentimentos e frustrações, sempre reclamando que o mundo não se devota a torna-lo feliz. Sou da opinião que minha vida pertence a toda a comunidade, e enquanto viver tenho a obrigação de fazer tudo que puder por ela [...] Eu me regozijo com a vida pelo que ela traz. A vida não é uma vela breve para mim. É uma espécie de tocha esplêndida que preciso segurar no momento, e quero que queime com o maior brilho possível antes de passá-la para as gerações futuras. [5]

Somos seres relacionais. Nascemos em família e crescemos vivendo em um ambiente coletivo. A paz de espírito chega quando vivemos em harmonia com os princípios e valores verdadeiros. A segurança íntima também se origina de uma vida eficazmente interdependente. A vida não é sempre umou eu ou ele”, pois quase sempre há terceiras alternativas mutuamente benéficas. Há segurança quando você interage autêntica, criativa e cooperativamente com outras pessoas. A caridade anônimaninguém sabe disso e ninguém saberá, necessariamente – é fonte de paz de espírito e saúde emocional. Abençoar a vida de outras pessoas é o ponto importante. Influência, e não reconhecimento, torna-se o motivo da caridade anônima.
Influenciar outras pessoas para que elas alcancem maturidade, segurança e sejam capazes de conduzir relações profundas faz parte de nossa razão de viver. Goethe, filósofo alemão, disse: “Trate um homem como ele é, e continuará sendo como é. Trate-o como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser [6].

CONCLUSÃO

          Reconhecemos que a liderança eficaz depende do cultivo de 6 hábitos: 1) seja proativo; 2) comece com o objetivo em mente; 3) primeiro o mais importante; 4) procure primeiro compreender, depois seja compreendido; 5) crie sinergia; 6) afine o instrumento – renove as quatro dimensões da vida: física, espiritual, mental e social/emocional.

[1] COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 4 ed. São Paulo: Editora Nova Cultura, 2000. p. 342.
[2] ROGERS, Carl. Citação de Stephen R. Covey, op. cit. p. 347.
[3] COVEY, S. R. op. cit. p. 375.
[4] COVEY, S. R. op. cit. p. 376.
[5] Citado por Stephen R. Covey, op. cit. p. 391.
[6] Citado por Stephen R. Covey, op. cit. p. 394.

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