13 de junho de 2014

O MINISTÉRIO DIACONAL - ESTUDO I

CONCEPÇÃO GERAL DO DIACONATO

 














Introdução
Diaconato, também chamado Ministério Diaconal, é o termo que designa o serviço que os diáconos realizam na igreja.  Na versão em português, o vocábulo diaconato aparece apenas duas vezes, ambas em 1Tm 3.10, 13; e a palavra diácono, apenas três vezes: em Fp 1.1, 1Tm 3.8 e 1Tm 3.12. Para que tenhamos uma concepção correta do que significa o diaconato, é necessário que investiguemos nas Escrituras todos os termos utilizados na língua original para designar a pessoa do diácono e o seu ministério. Estes vocábulos são: diákonos e diakonia.

1.       O significado do termo diakonos
Basicamente, o diakonos é um servo. Mais especificamente, o termo designa um servente de mesas, ou garçom. O apóstolo João, em Jo 2.5 e 9, ao narrar a presença de Jesus nas bodas de Caná da Galiléia, cita os “serventes” como sendo diakonos (servidores das mesas do banquete do casamento).
Na cultura grega, o vocábulo representava certos oficiais do culto ou do templo. No Novo Testamento, diakonos é usado num sentido mais geral tanto no mundo secular para designar qualquer tipo de servidor (Mt 22.13) como também na igreja, para indicar um “servo de Deus” (1Ts 3.2). Paulo descreve Epafras como “diácono” de Cristo, e a si mesmo como “diácono” do Evangelho e da Igreja (Cl 1.7, 23, 25).
Jesus atribuiu a si próprio a função de diácono ao declarar a seus discípulos que veio ao mundo "não para ser servido, mas para servir..." (Mc 10.45). Marcos usou o termo grego "diakoneo" (ser um servo), para traduzir o termo que Jesus usou para designar um "serviçal", um "escravo doméstico", ou "servente". Ele exemplificou isso quando, na cerimônia da Ceia Pascal, lavou os pés dos seus discípulos.

A referência que o apóstolo Paulo faz em Fp 1.1 aos diáconos como sendo distintos dos presbíteros nos leva a compreender que havia dois tipos de oficiais na igreja primitiva: os presbíteros encarregados pelo pastoreio (orientação espiritual) do rebanho e os diáconos servidores da igreja que, em geral, prestavam o serviço de assistência aos necessitados (ver At 6.1-4).

2.       O significado do termo diakonia
O termo diakonia é traduzido no Novo Testamento como “ministério” (At 6.4; Rm 12.7; 2Co 6.3); “ministração” (2Co 9.13); “assistência” (2Co 9.12); “serviço” (Lc 10.40) e “socorro” (At 11.29). O termo designa um ofício religioso qualquer, exercido em benefício de outras pessoas. Assim sendo, pastores e diáconos são ministros, porque seu trabalho na igreja é “serviço” em favor dos demais membros da igreja.
Com referência ao trabalho que os diáconos realizam na igreja, diakonia expressa literalmente o “ministério” pelo qual os diáconos se dedicam ao trabalho de serventes e de assistentes dos necessitados. Mas, independentemente de quem quer que esteja a serviço da igreja, as Escrituras ensinam que diakonia é um serviço ou encargo que alguém recebe como dom do Espírito Santo (Rm 12.7).

Conclusão
Uma vez que tanto pastores como diáconos são ministros da igreja, suas áreas de atuação são diferentes, sendo uma complemento da outra. Tudo indica que os pastores são designados para cuidar da assistência espiritual do rebanho, enquanto que os diáconos cuidam da assistência às necessidades materiais (beneficência) em geral. Portanto, diáconos são ministros auxiliares dos pastores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário