CONCEPÇÃO GERAL DO DIACONATO
Diaconato,
também chamado Ministério Diaconal, é o termo que designa o serviço que os diáconos
realizam na igreja. Na versão em
português, o vocábulo diaconato aparece
apenas duas vezes, ambas em 1Tm 3.10, 13; e a palavra diácono, apenas três vezes: em Fp 1.1, 1Tm 3.8 e 1Tm 3.12. Para que
tenhamos uma concepção correta do que significa o diaconato, é necessário que
investiguemos nas Escrituras todos os termos utilizados na língua original para
designar a pessoa do diácono e o seu ministério. Estes vocábulos são: diákonos e diakonia.
1.
O significado do termo diakonos
Basicamente,
o diakonos é um servo. Mais
especificamente, o termo designa um servente de mesas, ou garçom. O apóstolo
João, em Jo 2.5 e 9, ao narrar a presença de Jesus nas bodas de Caná da
Galiléia, cita os “serventes” como sendo diakonos
(servidores das mesas do banquete do casamento).
Na
cultura grega, o vocábulo representava certos oficiais do culto ou do templo.
No Novo Testamento, diakonos é usado
num sentido mais geral tanto no mundo secular para designar qualquer tipo de
servidor (Mt 22.13) como também na igreja, para indicar um “servo de Deus” (1Ts
3.2). Paulo descreve Epafras como “diácono” de Cristo, e a si mesmo como
“diácono” do Evangelho e da Igreja (Cl 1.7, 23, 25).
Jesus atribuiu a si próprio a função de diácono ao declarar a seus discípulos que veio ao mundo "não para ser servido, mas para servir..." (Mc 10.45). Marcos usou o termo grego "diakoneo" (ser um servo), para traduzir o termo que Jesus usou para designar um "serviçal", um "escravo doméstico", ou "servente". Ele exemplificou isso quando, na cerimônia da Ceia Pascal, lavou os pés dos seus discípulos.
A referência que o apóstolo Paulo faz em Fp 1.1 aos diáconos como sendo distintos dos presbíteros nos leva a compreender que havia dois tipos de oficiais na igreja primitiva: os presbíteros encarregados pelo pastoreio (orientação espiritual) do rebanho e os diáconos servidores da igreja que, em geral, prestavam o serviço de assistência aos necessitados (ver At 6.1-4).
A referência que o apóstolo Paulo faz em Fp 1.1 aos diáconos como sendo distintos dos presbíteros nos leva a compreender que havia dois tipos de oficiais na igreja primitiva: os presbíteros encarregados pelo pastoreio (orientação espiritual) do rebanho e os diáconos servidores da igreja que, em geral, prestavam o serviço de assistência aos necessitados (ver At 6.1-4).
2.
O significado do termo diakonia
O
termo diakonia é traduzido no Novo Testamento
como “ministério” (At 6.4; Rm 12.7; 2Co 6.3); “ministração” (2Co 9.13);
“assistência” (2Co 9.12); “serviço” (Lc 10.40) e “socorro” (At 11.29). O termo
designa um ofício religioso qualquer, exercido em benefício de outras pessoas.
Assim sendo, pastores e diáconos são ministros,
porque seu trabalho na igreja é “serviço” em favor dos demais membros da
igreja.
Com
referência ao trabalho que os diáconos realizam na igreja, diakonia expressa literalmente o “ministério” pelo qual os diáconos
se dedicam ao trabalho de serventes e de assistentes dos necessitados. Mas, independentemente
de quem quer que esteja a serviço da igreja, as Escrituras ensinam que diakonia é um serviço ou encargo que
alguém recebe como dom do Espírito Santo (Rm 12.7).
Conclusão
Uma
vez que tanto pastores como diáconos são ministros
da igreja, suas áreas de atuação são diferentes, sendo uma complemento da
outra. Tudo indica que os pastores são designados para cuidar da assistência espiritual do rebanho,
enquanto que os diáconos cuidam da assistência
às necessidades materiais (beneficência) em geral. Portanto, diáconos são
ministros auxiliares dos pastores.
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