13 de junho de 2014

O MINISTÉRIO DIACONAL - ESTUDO II


O FUNDAMENTO DO DIACONATO

Introdução
Vimos no estudo anterior que diaconato é o ministério exercido pelo diácono. O exercício do diaconato é um ofício religioso pelo qual o servir faz do diácono (servente) um ministro da igreja. Compreender as razões e a necessidade deste ministério na igreja requer que se conheça a fundamentação bíblica para este ofício. Vejamos, portanto, neste estudo o fundamento do diaconato cristão.


1.  Fundamenta-se no exemplo de Jesus (Mc 10.41-45)
As relações no mundo se estabelecem com base na distinção de classes, no domínio pela força e pelo poder das riquezas. As razões que levam as pessoas à ambição pelo poder são de natureza egocêntricas. A ostentação e a opulência são marcas do caráter de quem domina. No mundo, os homens de todos os tempos e de todos os séculos, inclusive o nosso, procuram sua satisfação em dominar, assenhoreando-se dos outros, aproveitando sua influência pessoal para conseguir sua própria vantagem.
No Reino de Deus, a verdadeira grandeza se exibe em humildade e serviço voluntário. Cada súdito do reino divino reconhece que o outro (o próximo) é a pessoa mais importante. No reino de Deus, o mérito de grandeza deriva do ato de servir com humildade tal como Jesus que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc 10.45).


2. Fundamenta-se no perfil de servente que Jesus definiu para os seus discípulos (Lc 22.26-27)
Segundo Jesus, a postura do servente é a medida da grandeza de um homem perante Deus. Eis porque as Escrituras nos declaram que a plenitude do Espírito está condicionada à serventia mútua. “Sujeitando-vos uns aos outros” (Ef 5.21) é a forma pela qual o apóstolo Paulo aponta o sinal evidente de uma verdadeira espiritualidade como caminho para a conquista de uma vida cheia do Espírito.
A vida comunitária da igreja constrói a verdadeira comunhão entre os membros, onde nada se faz por partidarismo ou vanglória, mas todos agem com humildade “considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3).

3. Fundamenta-se no padrão de relações que deve existir entre os membros da igreja (1Pe 4.10)
O exercício do ministério cristão realiza-se por meio dos dons espirituais. Nenhum dom espiritual é concedido para o proveito próprio, mas para o bem e a edificação de todos. Desta forma, cada crente é um ministro de Deus a serviço dos demais membros da igreja. Este é o verdadeiro sentido da exortação de Pedro: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1Pe 4.10).
Cada cristão é dotado de dons espirituais para ministrar a “multiforme graça de Deus” em favor do outro. Desta forma, todos os membros da igreja são ministros que estão a serviço uns dos outros. Nisto consiste o verdadeiro serviço cristão na vida interna da igreja. Em outras palavras, todos somos servos uns dos outros.

Conclusão
Uma vez que o diácono é um servente, o diaconato é o ministério da serventia. Sendo o diaconato um ministério, sua razão de existir deve estar respaldada pelas Escrituras. A Palavra de Deus nos revelam que o diaconato cristão tem um tríplice fundamento: o exemplo de Jesus, no perfil de servente que cada cristão deve ter em relação ao próximo, e no padrão de relações entre os membros da igreja. Estes são os pilares que sustentam o Ministério Diaconal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário