O FUNDAMENTO DO DIACONATO
Introdução
Vimos no estudo anterior
que diaconato é o ministério exercido pelo diácono. O exercício
do diaconato é um
ofício religioso
pelo qual o servir faz do diácono (servente) um ministro da igreja.
Compreender as razões
e a necessidade deste ministério na igreja
requer que se conheça a fundamentação bíblica para este ofício.
Vejamos, portanto, neste estudo o fundamento
do diaconato cristão.
1. Fundamenta-se no exemplo
de Jesus (Mc 10.41-45)
As
relações no mundo
se estabelecem com base
na distinção de classes,
no domínio pela
força e pelo poder das riquezas. As razões
que levam as pessoas
à ambição pelo
poder são de natureza egocêntricas. A ostentação
e a opulência são
marcas do caráter
de quem domina. No mundo,
os homens de todos
os tempos e de todos
os séculos, inclusive
o nosso, procuram sua
satisfação em
dominar, assenhoreando-se dos outros,
aproveitando sua influência
pessoal para conseguir sua própria vantagem.
No
Reino de Deus,
a verdadeira grandeza se exibe em humildade e serviço voluntário. Cada
súdito do reino
divino reconhece que
o outro
(o próximo) é a pessoa mais importante.
No reino de Deus,
o mérito de grandeza
deriva do ato
de servir com
humildade tal
como Jesus que
não veio
para ser
servido, mas para
servir e dar
a sua vida
em resgate
de muitos (Mc 10.45).
2. Fundamenta-se no perfil
de servente
que Jesus definiu para
os seus discípulos
(Lc 22.26-27)
Segundo Jesus, a postura
do servente é a medida
da grandeza de um
homem perante
Deus. Eis
porque as Escrituras
nos declaram que
a plenitude do Espírito
está condicionada à serventia mútua.
“Sujeitando-vos uns aos outros” (Ef
5.21) é a forma pela
qual o apóstolo
Paulo aponta o sinal evidente de uma verdadeira espiritualidade como caminho para a conquista de
uma vida cheia
do Espírito.
A
vida comunitária
da igreja constrói a verdadeira comunhão entre
os membros, onde
nada se faz por
partidarismo ou
vanglória, mas
todos agem com
humildade “considerando cada um os outros superiores
a si mesmo”
(Fp 2.3).
3. Fundamenta-se no padrão
de relações que
deve existir entre
os membros da igreja
(1Pe 4.10)
O exercício do ministério
cristão realiza-se por
meio dos dons
espirituais. Nenhum
dom espiritual
é concedido para o proveito
próprio, mas para o bem e a edificação de todos.
Desta forma, cada
crente é um
ministro de Deus
a serviço dos demais
membros da igreja.
Este é o verdadeiro sentido
da exortação de Pedro: “Servi uns aos outros,
cada um
conforme o dom
que recebeu, como
bons despenseiros da multiforme graça
de Deus” (1Pe 4.10).
Cada cristão é
dotado de dons espirituais
para ministrar a “multiforme graça
de Deus” em
favor do outro.
Desta forma, todos
os membros da igreja
são ministros
que estão a serviço
uns dos outros. Nisto consiste o
verdadeiro serviço cristão
na vida interna
da igreja. Em
outras palavras, todos
somos servos uns dos outros.
Conclusão
Uma vez que o diácono é um servente, o diaconato é o ministério da serventia. Sendo o diaconato um ministério, sua razão de existir deve estar respaldada
pelas Escrituras. A Palavra
de Deus nos
revelam que o diaconato cristão tem um tríplice fundamento: o exemplo
de Jesus, no perfil de servente que cada cristão deve ter em relação ao próximo, e no padrão
de relações entre
os membros da igreja.
Estes são
os pilares que
sustentam o Ministério Diaconal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário