14 de junho de 2014

O MINISTÉRIO DIACONAL - ESTUDO III






http://www.soudapromessa.com.br/wp-content/uploads/2013/09/servir-370x200.jpgO PERFIL DO DIÁCONO

(1Tm 3.8-16)

Pr. José Vidigal Queirós



Introdução
Já conhecemos duas coisas importantes sobre o ministério diaconal: temos uma concepção geral do que é o diaconato e o fundamento bíblico para o exercício do ministério diaconal. O presente estudo visa apresentar o perfil do diácono, segundo as Escrituras.


1.  Moralidade
A moralidade é requisito fundamental que define se alguém pode ou não exercer a função de diácono na igreja. Quando a igreja de Jerusalém precisou eleger os primeiros diáconos foi estabelecido pelos apóstolos como critério de seleção a “boa reputação” (At 6.3). Boa reputação significa passado limpo que contribuiu para a construção de uma  conduta ilibada; e trabalho honesto a bem da sociedade que garante uma boa fama.
Além disso, o apóstolo Paulo, em 1Tm 3.8, aponta os seguintes critérios morais:
a) Respeitáveis – significa que o diácono deve ser reconhecido como digno de honra. O termo grego usado por Paulo é semnos que significa “ser venerado pelo caráter”; “honorável”.
b) De uma só palavra – Paulo usou o termo grego me (não) dilogos (dois discursos, ambigüidade no uso da palavra) para designar que o diácono não usa a língua com astúcia para dizer duas vezes a mesma coisa de forma contraditória.
c) Não maldizentes – Paulo usou o termo grego diabolos (diabo = acusador, caluniador) para afirmar que o diácono jamais, em hipótese alguma, venha se tornar um caluniador; jamais use a língua para difamar e injuriar uma pessoa.
d) Irrepreensível – a expressão grega anegkletos usada por Paulo significa literalmente “que não pode ser julgado” ou “não pode ser acusado”. Isto significa que o diácono deve ser alguém em que não se ache motivo de acusação para ser levado a julgamento.

2.  Espiritualidade
A espiritualidade de um diácono é descrita em At 6.3 pela expressão “cheio do Espírito Santo e de sabedoria”. O termo grego designado para sabedoria é sofia que deu origem ao vocábulo Filosofia (amante da sabedoria). O diácono é um amante do saber, isto é, deve estar interessado em conhecer cada vez mais, ir mais além do que já sabe e do que vier a aprender. Deve ser uma pessoa sedenta do conhecimento de Deus e de seus desígnios. Isto implica que o conhecimento das Escrituras está em primeiro lugar em sua vida e ministério.
Por ser cheio do Espírito Santo, o diácono haverá de reproduzir em seu caráter o fruto do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.22). Assim, o diácono reproduzirá o caráter de Cristo em sua vida. O poder para reproduzir o fruto do Espírito não vem do homem, mas do próprio Espírito de Deus, que em nós habita. Apenas devemos nos submeter à vontade do Espírito Santo.


3.  Vida Familiar
Por ser líder, a família do diácono é observada por todos. Para ser diácono é necessário que o aspirante ao diaconato seja pai de família exemplar; ou, no caso das diaconisas, que sejam esposas fiéis de caráter exemplar. Com respeito à família dos diáconos e diaconisas, apóstolo Paulo apresenta os seguintes critérios:
 
a) Marido de uma só mulheristo significa mais do que fidelidade conjugal; significa que o diácono nunca foi divorciado e jamais venha a se divorciar. Se um diácono vier a divorciar-se perde sua credencial para o diaconato.
b) Mantendo os filhos em sujeição o diácono deve manter seus filhos sob sujeição e disciplina; não pelo uso da força e da violência, mas pelo amor. Filhos indisciplinados são sinais de negligência da autoridade paterna ou do abuso da autoridade (autoritarismo e arbitrariedade).
c) Governe bem sua própria casao lar do diácono, ainda que seja modesto, deve ser um ambiente agradável, onde cada coisa deve estar no seu devido lugar e os membros da família fazem o que deve ser feito. A ordem na casa é evidência de que há governo no lar.

Conclusão
Amados irmãos, o ministério diaconal é uma das mais sublimes obras que um cristão pode realizar, uma vez que o próprio Cristo foi o diácono por excelência. Que sua moralidade, espiritualidade, vida familiar e ministério sejam mantidos dentro dos limites estabelecidos pelos critérios divinos, para que vocês sejam diáconos e diaconisas aprovados por Deus.

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