14 de junho de 2014

O MINISTÉRIO DIACONAL - ESTUDO IV


 
O OFÍCIO DIACONAL
(1Tm 3.8-12)

Introdução
Depois de termos aprendido através dos estudos anteriores sobre a concepção geral do diaconato, o fundamento do ministério diaconal e o perfil do diácono, precisamos agora conhecer o que as Escrituras dizem sobre o ofício diaconal no que se refere aos os critérios relacionados ao exercício do ministério diaconal e as atribuições deste ministério.



1.   Os critérios
Paulo menciona duas evidências de um ministério diaconal aprovado por Deus:
a) Conservando o mistério da féa fidelidade e coerência doutrinária é fruto do estudo da Palavra de Deus e prova de competência para o ensino. Diácono também é Ministro da Palavra de convicções inabaláveis.
b) Consciência limpa mentalidade saudável é algo a ser cultivado pelo diácono para que não venha a cair nas artimanhas do diabo. Mente corrompida é mente afetada por Satanás e por ele manipulada para torná-la escrava do pecado. Consciência limpa é resultado da “renovação do entendimento” indispensável para um culto racional e o exercício do ministério no cumprimento fiel da vontade de Deus (Rm 12.2).
c) Experiência ser testado é uma exigência para que se comprove a habilidade e a vocação; isto é, que tenha não somente a disposição para servir, mas principalmente se tem o dom ministerial para o diaconato.


2.   O ofício do diaconato (Fp 1.1)
Esta passagem bíblica indica que a igreja primitiva reconheceu o serviço diaconal como ministério específico designado para algumas pessoas selecionadas dentre a membresia. Com respeito às pessoas designadas para o serviço diaconal, devem ser levados em consideração três fatos importantes:
2.1.O diaconato é um dom espiritual (1Pe 4.11; Rm 12.7).
2.2.Pessoas de ambos os sexos podiam ser eleitas para o ministério diaconal (1Tm 3.11). Como exemplo disso, encontramos em Romanos 16.1 a declaração de que Febe estava exercendo a função de diaconisa na igreja de Cencréia (porto leste de Corinto).
2.3.Quando o diaconato é exercido com dignidade a preeminência (primazia, grandeza, excelência) do diácono é justa (1Tm 3.12).

3. Atribuições do ministério diaconal
Embora as Escrituras não discriminem com especificidade, as atribuições de um diácono derivam dos termos que designam a pessoa e o tipo de serviço que ela faz: o diácono é um servente e o que ele faz é servir. As necessidades da igreja é que dirão que tipo de serviço será realizado pelos diáconos. Encontramos no Novo Testamento as seguintes atividades que denotam o serviço dos diáconos.
3.1.O serviço de assistência que algumas mulheres prestavam a Jesus é reconhecido como um trabalho diaconal embora não houvesse ainda um ministério instituído (Mt 27.55; Mc 15.41).
3.2.Prestar serviço de assistência às pessoas carentes da igreja (At 6.1-3). As expressões “distribuição diária” e “servir às mesas” indica o trabalho de servir refeições diárias às viúvas desamparadas (v. 1-2).
3.3.Servir como assistentes e auxiliares do ministério pastoral (At 19.22).

Conclusão
O valor de um diácono é definido pelo critério pelo qual Jesus identifica o maior no reino de Deus: o maior é o que serve. Portanto, o diaconato é privilégio de alguns a quem o Espírito Santo concedeu o dom e vocacionou para o serviço. Cuidar de pessoas é uma tarefa que exige mais do que disposição e amor: exige postura de servo. Exerça o ministério diaconal com dignidade para que sua preeminência entre todos seja justa e merecida. Deus seja louvado.

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