Introdução
Depois de termos
aprendido através dos estudos anteriores
sobre a concepção
geral do diaconato,
o fundamento do ministério
diaconal e o perfil do diácono, precisamos agora
conhecer o que
as Escrituras dizem sobre o ofício diaconal no que
se refere aos os critérios relacionados
ao exercício do ministério
diaconal e as atribuições deste ministério.
1.
Os critérios
Paulo menciona
duas evidências de um
ministério diaconal aprovado
por Deus:
a) Conservando o mistério da fé – a
fidelidade e coerência
doutrinária é fruto
do estudo da Palavra
de Deus e prova
de competência para
o ensino. Diácono
também é Ministro
da Palavra de convicções
inabaláveis.
b) Consciência limpa – mentalidade
saudável é algo
a ser cultivado pelo
diácono para que não venha a
cair nas artimanhas
do diabo. Mente
corrompida é mente afetada
por Satanás e por
ele manipulada para
torná-la escrava do pecado.
Consciência limpa
é resultado da “renovação do entendimento” indispensável
para um culto racional
e o exercício do ministério
no cumprimento fiel
da vontade de Deus
(Rm 12.2).
c) Experiência –
ser testado é uma exigência
para que se
comprove a habilidade e a vocação; isto
é, que tenha não
somente a disposição para servir, mas principalmente
se tem o dom ministerial para
o diaconato.
2. O
ofício do diaconato
(Fp 1.1)
Esta passagem bíblica indica que a igreja primitiva reconheceu o serviço
diaconal como ministério
específico designado para
algumas pessoas selecionadas dentre a membresia. Com
respeito às pessoas
designadas para o serviço
diaconal, devem ser levados
em consideração
três fatos
importantes:
2.1.O
diaconato é um
dom espiritual
(1Pe 4.11; Rm 12.7).
2.2.Pessoas de ambos
os sexos podiam ser
eleitas para o ministério
diaconal (1Tm 3.11). Como exemplo disso, encontramos em
Romanos 16.1 a declaração
de que Febe estava exercendo a função de diaconisa na igreja
de Cencréia (porto leste
de Corinto).
2.3.Quando o diaconato é
exercido com dignidade
a preeminência (primazia, grandeza, excelência)
do diácono é justa
(1Tm 3.12).
3. Atribuições do ministério
diaconal
Embora as Escrituras
não discriminem com
especificidade, as atribuições de um diácono
derivam dos termos que
designam a pessoa e o tipo
de serviço que
ela faz: o diácono
é um servente e o que ele faz é servir. As necessidades
da igreja é que
dirão que tipo de serviço será realizado pelos diáconos.
Encontramos no Novo Testamento
as seguintes atividades
que denotam o serviço
dos diáconos.
3.1.O
serviço de assistência
que algumas mulheres
prestavam a Jesus é reconhecido como um trabalho diaconal embora não
houvesse ainda um
ministério instituído (Mt 27.55; Mc
15.41).
3.2.Prestar serviço de assistência às pessoas
carentes da igreja
(At 6.1-3). As expressões “distribuição diária”
e “servir às mesas”
indica o trabalho de servir
refeições diárias
às viúvas desamparadas (v. 1-2).
3.3.Servir como assistentes e auxiliares
do ministério pastoral
(At 19.22).
Conclusão
O valor de um diácono é definido
pelo critério
pelo qual
Jesus identifica o maior no reino de Deus:
o maior é o que
serve. Portanto, o diaconato
é privilégio de alguns
a quem o Espírito
Santo concedeu o dom
e vocacionou para o serviço.
Cuidar de pessoas
é uma tarefa que
exige mais do que
disposição e amor:
exige postura de servo.
Exerça o ministério diaconal com dignidade para que sua preeminência entre
todos seja justa
e merecida. Deus seja louvado.
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