25 de janeiro de 2016

O PLANO PEDAGÓGICO DE DEUS PARA O LAR

Texto Bíblico: Dt 6.1-9

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.


Introdução

A família é uma instituição divina e, por isso, Deus é o fundamento da vida familiar e a sua Palavra é o manual de regência do lar. O texto supra citado revela que Deus designou a família como a instituição responsável por fazer de cada indivíduo uma pessoa temente a Deus. A razão disso é que Deus, em sua aliança com Abraão, prometeu que através dele e de sua descendência haveria de abençoar todas as famílias da terra (Gn 12.1-3; 22.15-18). Como filhos de Abraão segundo a fé (Gl 3.6-9), todos os cristãos são os canais da bênção prometida a todas as famílias da terra.
Servir a Deus é o propósito de existência de todo ser humano e a família é o ambiente que Deus preparou para que isso aconteça. Todo indivíduo é aquilo que as estruturas da família produziram nele; e o lar é o ambiente onde sua personalidade é forjada. A família é uma instituição pedagógica divina designada para habilitar cada ser humano a ter um relacionamento ajustado com o seu Criador.
A necessidade do ensino bíblico no lar justifica-se pelo fato de que todo comportamento é resultado de um processo pedagógico de aprendizagem. Para isso, Deus definiu uma estratégia para que a família cumpra o seu papel educativo no plano de Deus. Trata-se, portanto, do plano pedagógico divino que consiste dos seguintes elementos:

1. A fonte do ensino a Palavra de Deus – “mandamentos, estatutos e juízos” (v. 1).

2. O propósito do ensino – o temor e a obediência a Deus – “... para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno...” (v. 2).

3. Os aprendizes todos da família – “tu, teu filho e o filho de teu filho” (v. 2).

4. O conteúdo do ensino – a dedicação total da vida a Deus – “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” v. 5).

5. Os responsáveis pelo ensino – os pais – “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos” (v. 7).

6. O ambiente propício – no lar e em qualquer lugar – “e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te (v. 7).

7. Os resultados esperados – as bênçãos de Deus – “para que bem te suceda e muito te multipliques” (v. 3).


Conclusão

A ignorância sobre Deus e seus desígnios tem sido a causa primária de vidas que se perdem, de casamentos desfeitos e de lares desmoronados. O plano pedagógico de Deus é a única alternativa que a família dispõe para evitar essa tragédia. Portanto, conheça a palavra de Deus e ensine-a seus filhos. Todo pai de família foi designado por Deus como sacerdote do lar e como mestre do seu filho. Portanto, se você, o chefe de sua família, não assumir esta função, saiba que o diabo se encarregará de prover um substituto em seu lugar. O resultado disso já sabemos qual será. Portanto, faça do seu lar a melhor escola do mundo e desfrute com sua família dos resultados maravilhosos, que são as bênçãos prometidas por Deus a todos os que adotam o plano pedagógico divino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário