13 de julho de 2014

O HOMEM COMO ALVO DA MISSÃO DIVINA

TEXTO: Mt 9.35-38


Introdução
O IBGE, no senso de 2010, registrou que 86,8% (164,92 milhões) da população brasileira adota a religião cristã, sendo que 64,6% (122,74 milhões) dos brasileiros são católicos e 22,2% (42,3 milhões) são evangélicos. Embora os índices sejam tão elevados, a população “cristã” em nosso país não vive de acordo com os princípios e valores propugnados pelas Escrituras. Isto justifica e demanda por um investimento maior de recursos (humanos, materiais e financeiros) que as igrejas batistas podem e devem fazer na obra missionária.
Na era apostólica, o testemunho do evangelho era o modus vivendi dos pioneiros da fé cristã. Eles conseguiram abalar as estruturas do Império Romano sem a disponibilidade de recursos materiais e financeiros que hoje temos. Deus tem em nossas mãos todos os recursos necessários não somente para campanhas missionárias (propaganda), mas principalmente para a ação. Uma vez que “a seara é grande e os ceifeiros são poucos” (Mt 9.37), o envio destes obreiros requer aplicação de recursos para o sustento dos mesmos.
O texto de Mateus 9.35-38 chama nossa atenção para a maior prioridade de Jesus: a missão. E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades(Mt 9.35). A agenda missionária de Jesus continha três atividades missionárias indispensáveis: proclamação, discipulado e serviço. O mesmo ele exige de nós hoje: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Isto nos leva a crer que cada discípulo de Jesus já está designado para o exercício da missão. Uma vez que nem todos podem abandonar tudo para viver exclusivamente na missão, então, temos uma premissa a adotar: Quem não vai deve mandar um substituto. Mas o que nos motiva a enviarmos a fazermos isso? A resposta, creio eu, encontra-se em Mateus 9.35-38. A experiência de Jesus nos leva a prender três verdades inesquecíveis:

1. A missão consiste na conquista de pecadores que vivem sem Deus “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias...” (v. 35).
Tal como Jesus, precisamos percorrer todas as cidades e aldeias do nosso Estado por duas razões:
a) O pecador não vem a Cristo, precisa ser trazido – “... percorria Jesus todas as cidades e aldeias...”
b) O pecador está perdido e precisa ser encontrado – “como ovelhas que não têm pastor”.

2. A missão se justifica pelas necessidades das almas carentes de DeusVendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor (v. 36).
O homem sem Deus é uma alma que padece:
a) Vive sem paz em busca de alívio – “aflitas e exaustas”.
b) Vaga sem direção em busca do caminho certo – “ovelhas que não têm pastor”.

Todo ser humano tem quatro necessidades que só Deus pode suprir:
a) O caminho certo que o conduza ao destino desejado - Jesus é o caminho (Jo 14.6);
b) O alimento adequado que fortaleça seu espírito - Jesus é o pão da vida (Jo 6.35);
c) A solução eficaz para os males que o atormentam - Jesus é alívio para os oprimidos (Mt 11.28);
d) Um refúgio seguro que o resguarde dos perigos e temores - Jesus é o abrigo (Mt 7.24-25).

3. A missão é realizada por crentes comprometidos com DeusEntão disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (vv. 37-38).
O desempenho da missão depende de dois tipos de crentes:
a) Dos que oram e sustentam a obra – “Rogai ao Senhor da seara...”
b) Dos enviados que executam a obra – “... que mande trabalhadores para a sua seara”.

Conclusão
    Deus tem uma estratégia missionária para a execução do seu plano redentivo e ela consiste em usar homens que vivem com Deus para conquistar os homens que vivem sem Deus. Este é o cerne da missão. Se você vive com Deus é um escolhido para a missão. Você tem duas opções: ou vai ou sustenta os que vão. Quem não está na missão é o principal alvo dela.  Se você estiver fora da missão, lembre-se que alguém vai estar orando e contribuindo, Deus mandará um substituto e você estará de fora por toda a eternidade. Jesus disse: “Quem não é por mim, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” (Mt 12.30). Proponho que, nesta campanha de Missões Estaduais, você vá pessoalmente ou contribua com uma oferta generosa para mandar um substituto em seu lugar. A bênção do Senhor esteja sobre você e sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário