4 de dezembro de 2018

VIVENDO OS VALORES DO REINO DE DEUS

 
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”
(Rm 14.17)






INTRODUÇÃO
O tema proposto diz respeito à aplicação dos valores do reino de Deus na prática da vida cristã diária. Assim sendo, é imprescindível que se tenha uma concepção correta do significado de reino de Deus, segundo as Escrituras. Interrogado pelos fariseus sobre o reino de Deus, Jesus deu a eles a seguinte resposta: “o reino de Deus está dentro de vós (Lc 17.21).
Com base nesta declaração de Jesus, podemos afirmar que o Reino de Deus é a esfera da salvação onde Deus governa no coração do homem. Isto nos dá a convicção de que Deus pretende estabelecer no mundo uma nova ordem através da qual o padrão de relações humanas é definido pelos valores centrais do reino divino.
À luz do versículo lido em Rm 14.17, a vida cotidiana dos membros de uma comunidade cristã deve ser regida pelo seguinte princípio: a prática da justiça estabelece a paz que promove a alegria dos súditos do reino de Deus. Isto deve ser entendido da seguinte forma:

1. JUSTIÇA é o valor central do reino de Deus
Temos duas razões para crer nisso:
a) Porque Jesus nos conclama a centralizar nossa vida na prática da justiça“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
b) Porque a justiça é o parâmetro pelo qual Deus mede a nossa condutaEu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações(Jr 17.10).

Há três tipos de justiça:
a) Distributiva – distribuição de valores segundo a necessidade de cada um.
b) Restitutiva – devolução de valores ao seu legítimo proprietário.
c) Retributiva – retribuição segundo o mérito de cada um.

2. PAZ é o padrão de relações onde a justiça prevalece
Dois fatos comprovam isso:
         a) Filhos de Deus são promotores da paz“Bem-Aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
         b) Embaixadores de Cristo são agentes da reconciliação“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” (2Co 5.18).

3. ALEGRIA é a expressão da alma plenamente satisfeita
Temos duas razões para crer nisso:
a) Somos exortados a cultivar um ambiente alegre“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4); “Regozijai-vos sempre” (1Ts 5.18).
b) A alegria se manifesta onde reina a COMUNHÃO“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2.46).

Conclusão
       Recordando o que o apóstolo Paulo disse – “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17) – afirmamos outra vez que a prática da justiça estabelece a paz que promove a alegria dos súditos do reino de Deus. Uma vez que o reino de Deus é a esfera da salvação onde Deus governa o coração dos salvos, então conclamo a todos vocês a agirmos com justiça no trato com todas as pessoas, para que haja paz em nosso meio e a alegria seja a nossa recompensa. Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário