15 de novembro de 2018

SANTIDADE COMO PADRÃO DA VIDA CRISTÃ

(1Pe 1.1-21)

Introdução
     Esta passagem bíblica está dividida em duas partes. A primeira, contida nos versículos de 1 a 12, descreve o que a igreja é em relação a Deus; a segunda, contida nos versículos 13 a 21, descreve como a igreja vive no seu relacionamento com Deus. A mensagem central desta perícope nos revela com clareza que a igreja é o povo que Deus Pai escolheu, pelo qual o Filho morreu e ressuscitou, e o Espírito Santo conduz em santidade de vida.
     O versículo 16 estabelece o princípio que rege nosso relacionamento com Deus: “Sede santos, porque eu sou santo”. Assim sendo, afirmamos com convicção que santidade é o atributo divino que define o que somos para Deus e como devemos nos relacionar com ele. Em outras palavras, santidade é atributo que Deus compartilha conosco, para definir nossa personalidade e nossa conduta. Vejamos o que o apóstolo Pedro nos ensina a respeito desta verdade.

I- SANTIDADE DEFINE O QUE SOMOS EM RELAÇÃO A DEUS (v.v. 1-9)
1. Somos os escolhidos de Deus“eleitos” (v. 2; cf. Ef 1.4; 1Ts 2.13).
  • Uma escolha antecipada – “segundo a presciência de Deus Pai” (v. 2).
  • Uma escolha proposital – “em santificação do Espírito, para a obediência” (v. 2).
2. Somos povo redimido por Deus“nos regenerou para uma viva esperança” (v. 3).
  • O motivo de Deus – “segundo a sua muita misericórdia” (v. 3).
  • O recurso de Deus – “mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (v.3).
  • O propósito de Deus – “para uma herança incorruptível” (v. 4).
3. Somos o povo preservado por Deus“que sois guardados pelo poder de Deus” (v. 5).
Preservação que garante:
  • Segurança inviolável (v. 5).
  • Ânimo nas provações (v. 6-7).
  • Deleite espiritual (v. 8-9).
Aplicação: Santidade é o atributo que qualifica os crentes que Deus escolheu, redimiu e preserva para usufruir da sua glória.

II- SANTIDADE É O PADRÃO DO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS (v.v. 13-21)

1. Mente renovada“cingindo o vosso entendimento” (v.13).
  • Que nos habilita à sensatez – “sede sóbrios” (v. 13).
  • Que alimenta nossa esperança – “esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (v. 13).
2. Obediência espontânea“Como filhos da obediência” (v. 14).
  • Repúdio à moralidade depravada – “não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (v. 14).
  • Integridade de caráter manifesta na conduta – “tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (v. 15).
3. Pleno temor a Deus“portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (17)
  • Sujeitos à disciplina corretiva de Deus – “aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um” (v. 17).
  • Reconhecendo o valor do sacrifício de Cristo – “pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (v. 19).
Aplicação: Santidade é o padrão de vida que exige de nós mente renovada, obediência espontânea e pleno temor a Deus.

Conclusão
    Quero resumir numa frase tudo que aprendemos nesta passagem bíblica: santidade é atributo que Deus compartilha conosco, para definir o nosso caráter e a nossa conduta. É este atributo que define o que somos para Deus e como devemos nos relacionar com ele. Eleitos por Deus Pai, resgatados por Jesus e santificados pelo Espírito Santo, cultivemos uma mente renovada e vivamos em obediência com temor e tremor.
     O verdadeiro cristão é uma pessoa, cujo vínculo com Deus jamais pode ser rompido. Ninguém, mas somente o pecado e nada mais, impede nossa comunhão com Deus. Uma vez que não há pecado que não possa ser perdoado, então, nunca é tarde para começar uma nova vida em um novo relacionamento com Deus. Se você professa ser cristão, mas vive indiferente para com Deus, sua fé pode ser falsa. Portanto, arrependa-se agora, para andar em santidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário